22.2.08

Batatinha bem quentinha...




Quem está de dieta, esquece! :D

Combinação nada light de bacon, batata, molho branco e catupiry! Delicioso, porém, uma bomba calórica! hahahah
De todas as coisas boas que a faculdade de Gastronomia me trouxe, com certeza a capacidade criativa é a que eu mais aproveito no meu dia-a-dia. Estava eu, pensativa...o que farei pro almoço? Olhei a geladeira e me deparei com um saco enorme de batatinhas calabresas abandonadas. Olhei mais um pouco e vi um pedaço de bacon, 1 litro de leite...e pensei: o que eu faço com 3 ingredientes? Bingo! Batata ao molho branco salpicada com bacon! hahahaha
A verdade é que esta receita saiu meio de orelhada, por isso vou tentar colocar aqui as medidas corretas para vocês testarem em casa.
Mais legal do que a receita são as dicas que eu tenho a dar a vocês! ;)
Vamos lá.
Batata gratinada com bacon
  • 500 g de batata (qualquer tipo)
  • 300 ml de leite
  • 1 colher de sopa de margarina ou manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 100 g de bacon
  • 1/2 xícara de catupiry (opciona)
  • sal e noz moscada a gosto

Modo de fazer

  • Descascar as batatas e colocar para cozinhar em água fervente e salgada. Escorra e reserve. Para o molho branco coloque a margarina na panela e derreta. Acrescente a farinha de trigo e faça mexa bem até que se forme uma "pastinha". Abaixe o fogo e acrescente o leite aos poucos. Se necessário, desfaça os grumos de trigo com um fuet. Tempere com sal e noz moscada a gosto. Coloque o molho branco sobre as batatinhas, salpique o bacon previamente desengordurado, coloque colheradas de catupiry e leve para gratinar. Sirva quente. Rende 4 porções.

DICAS

  • Cozinhe as batatas em água bem salgada! Colquem sal e provem a água até achar que ela ficou bem salgadinha. Isso é o que faz com que a batata pegue gosto.
  • Não façam um molho branco muito duro. A textura correta é a de um "creminho aveludado", pois depois que vai ao forno ele endurece mais.
  • Para desengordurar o bancon, façam o seguinte: piquem do tamanho que desejarem. Peguem um prato e forre com papel toalha. Disponha os pedaços de bacon sobre o papel toalha e cubram com outra folha. Levem ao microondas por 3 minutos, olhando sempre a cada minuto. A gordura sai todinha e você tem um bacon bem sequinho!

Palavra gastronômica do dia: GRATINAR.

Gratinar. Termo de origem franesa que significa tostar, corar a superfície superior de um alimento. Os pratos elaborados com esta técnica são originários da região de Dauphine, na fronteira da França com a Suiça. Usa-se para isso uma cobertura à base de creme, manteiga e queijo ralado, ou então à base de farinha de rosca. Após ser gratinado, o prato adquire uma cobertura crostada, de cor dourada, mantendo o interior macio. Essa técnica se aplica bem a legumes, verduras, carnes, peixes e massas.

Bem, meninas, por hoje é só. :)

Não esqueça...o seu comentário é essencial para mim! ;)

4 comentários:

  1. Rafa! Essa receita é um nocaute em qualquer dieta!!! rs rs
    Bom,estou aqui pq só hj li seu comentário no meu blog! Visite sempre ok? virei sempre por aqui tmb!
    Ah, e sobre meu post sobre o dia que te visitei: Verdade verdadeira!
    Bjus!

    Obs: estou com uma certa incompatibilidade de horários com a Sônia (buffet) para falar sobre o doces. Mas assim que eu falar com ela te dou uma posição!

    ResponderExcluir
  2. Caracas, a quanto tempo não passo por aqui! Que saudades!
    Meu Deus que batata! Aqui na Terra de "Ai Meu Deus" tem uma pizaria que faz um fetuccini a molho branco, bão hein! Meu molho branco é sempre um lixo! Pesado de mais! Vamos ver agora com suas dicas!

    Kisses, kisses!
    Muitas saudades!

    ResponderExcluir
  3. Rafa, que delícia!

    Eu já faço assim e é bom demais mesmo.

    Adorei a dica da batata salgadinha para pegar mais gosto.

    Seu cantinho tá a cada dia mais gostoso! :)

    Super beijo.

    ResponderExcluir
  4. a aparência não é muito boa, mas deve ser muito gostosa.
    bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...