30.3.09

Eu, cerimonialista!





Calma, gente...não mudei de profissão não! Graças a Deus continuo apaixonada pelo meu trabalho e agora mais do que nunca eu respeito o trabalho de um cerimonial!

Resolvi organizar o chá de fralda do Pedro...gente, que loucura! Da próxima vez contrato alguém que pense em tudo por mim...como dá trabalho! O 1° passo é colocar na balança - leia-se calculadora -, o que vale mais: comprar tudo de fraldas ou fazer o chá. Eu fiquei por semanas nesse dilema, mas no fim resolvi fazer porque as pessoas esperam isso! Engraçado, né? E olha que eu quase não vou a chás de bebês. Resolvi, então, fazer um paso-a-passo para as futuras mamães, que assim como eu, estão completamente perdidas!

1. Definir data. Olhar o calendário, ver se tem feriado perto, se é melhor sábado ou domingo, horário e etc. Dê preferência para fazer o chá antes de 30 semanas, depois disso a tendência é ficar mais pesada e com menos disposição para as coisas.


2. Escolher o local da festinha. Eu preferi fazer no salão de festas do meu prédio, que, embora seja pago ($$), tem mesas e cadeiras, fogão, freezer e a mesa das comidinhas, além de me dar o luxo de virar as costas e ir pra minha casa depois de tudo acabado. Relutei horrores por causa do valor, mas no final eu vi que foi a melhor coisa que fiz. Minha casa continuou limpinha e cheirosa.


3. Lista de convidados. Eu acho que hoje em dia o chá de bebê não precisa ter apenas mulheres. Aliás, eu nunca gostei de festinha em que os meninos não participassem... tenho tantos amigos homens, que ia ficar sem graça sem eles. O convite foi feito por mim mesma, no word. Comprei os envelopes na Casa Cruz e voilà! As pessoas com quem eu não tenho tanto contato foram convidadas por e-mail.


4. Fotógrafo. Esse é um tópico para as mamães que pretendem e tem condição de ter um profissional desses na gravidez...no caso de contratar o profissional, tem que aliar as datas. Eu tive que mudar o dia por causa disso. Nem preciso indicar a Adriana Oliveira...as fotos falam por si só. :)


5. O cardápio. Optei por servir salgadinhos (os mais tradicionais), pastinhas feitas por mim (atum, tomate seco, frango com alecrim e aipo com cebolinha) e comprei pães e torradinhas.
As bebidas. Servi apenas refrigerantes. Para quem fosse beber álcool, pedi que levasse. Outra opção é pedir que as pessoas levem a bebida. Não se preocupe em parecer indelicada, todo mundo pergunta se tem que levar alguma coisa....


6. Os doces. Capítulo a parte, e pros meus convidados o mais importante. Ninguém queria saber de comida salgada, só ouvia: vai ter macaron de chocolate? Vai ter torta? Vai ter aquele docinho que eu adoro? Vai ter bem-nascido? Lá fui eu, com 34 semanas de gestação pra cozinha fazer todos os doces do chá. Quem não tem a mesma facilidade, encomende comigo! Hahahaha o bolo foi feito pela Terezinha da Matta (2625-0638). Sou a maior fã da Terezinha, e digo, com convicção, que é um dos melhores bolos que já comi na vida.


7. A decoração. Tudo vai do gosto da futura mamãe. Eu sou meio basicona, então foi tudo muito simples. Escolhi as cores azul marinho e amarelo porque eu acho um charme essa combinação. :) Comprei balões de 2 cores. As toalhas das mesas foram de TNT. Comprei também esses cachepot de papelão e coloquei vasinhos de Kalanchoe amarelinhas. O detalhe do lacinho também é de minha autoria. A mesa de doces foi decorada pela Susana Araújo, juntamente com as forminhas da Patrícia Caetano. Na parte dos salgados eu contei com a ajuda da Deise Azeredo, do Buffet Elegance. O detalhe do urso “abraçando” o bolo eu tirei de alguma foto da internet....o urso é meu mesmo. Rs. Minha cunhada veio me ajudar e às 12h ela teve uma idéia de pegar várias fotos minhas e do Rodrigo e fazer um painel atrás da mesa dos doces. Confesso que achei que não funcionaria, mas vocês acreditam que foi o maior sucesso do chá? As pessoas morriam de rir das fotos antigas, fora que deu um efeito super bacana nas fotos que a Adriana tirou. Então fica a dica!


8. As brincadeiras. Eu detesto ser pintada, suja e coisas do gênero. Poxa, já estou me sentindo uma jamanta, se o pessoal me pintasse ficaria pior! Ainda mais que as fotos não teriam o mesmo efeito. Pretendia fazer 3 brincadeiras, mas como algumas coisas atrasaram só deu pra fazer o baby bingo. Fiz 10 lembrancinhas para distribuir entre os ganhadores das 3 brincadeiras, mas todo mundo queria ganhar logo na primeira, que as lembrancinhas acabaram! hahahaha
As lembrancinhas. Como lembrancinhas tive: os vasinhos das mesas, os bem-nascidos e os brindes das brincadeiras.


9. O serviço. Não tive garçons. As bebidas ficaram em uma mesa de apoio. As pastinhas, os pães e os salgadinhos também. Tudo muito informal. A música foi do som daqui de casa mesmo e o repertório foi bem variado.

Tirando o valor do salão, eu achei que valeu a pena. É óbvio que quando se trabalha com eventos as coisas ficam mais “fáceis”. Tenho vários amigos na área e cada um foi ajudando como podia. Mas isso não significa que você não vá conseguir fazer algo legal. Sempre tem uma tia que faz um bolo, uma amiga que pode fazer as lembrancinhas e por aí vai... mas se no final de tudo ainda surgir uma dúvida com relação a fazer ou não um chá-de-bebê, opte sempre por fazer, afinal, daqui a alguns meses as futuras mamães não terão muitos lugares para ir. :)

Ah, depois todo mundo pergunta: “e aí, ganhou muita fralda?” Sim, gente...ganhei bastante fralda. :)

Prometo postar mais fotos assim que a Dri me mandar.

Quem quiser saber mais sobre o chá, pode me escrever: rafaelapanisset@gmail.com

bjocas!



Um comentário:

  1. Oi, Rafa! Nossa, foi o Chá de Bebê mais chique em que eu já fui... rs! Estava tudo muito lindo e saboroso! Não poderia ser diferente, né? Vc já está se mostrando uma super mãe! Carinhosa e muito dedicada! O Pedro merece! Parabéns!!! bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...