7.2.11

O perfeito macaron


Muitas pessoas me perguntam por que há tanto mistério em torno do macaron. Quase ninguém ensina, quase ninguém faz. Quando as pessoas da área sabem que eu faço macarons parece que tudo muda e sou vista com outros olhos.

A verdade é que o macaron é um dos doces mais difíceis da confeitaria. Existem inúmeras receitas disponíveis na internet, nos livros, vídeos...mas na hora de fazer é que a coisa complica...mas motivo desse post não é falar das milhares de dificuldades que envolvem a confecção de um macaron e sim ensinar você a comprar o doce exatamente como ele deve ser.

Por ter uma base muito parecida com a de um suspiro (claras + açúcar), algumas pessoas podem achar que assar essa combinação, acrescida de um pouco de farinha de castanha de caju será um macaron. Ledo engano...minha gente que anda fazendo "macaron" com castanha de caju...parem de enganar os clientes! Macaron é francês e na Europa não tem castanha de caju!

Então, para que você não compre suspiro assado pensando que está comprando a verdadeira iguaria francesa, fiz um passo-a-passo técnico para que você reconheça um produto de qualidade mesmo sem nunca ter provado.

  1. Les coques - é o biscoito propriamente dito, aliás, o merengue enriquecido com farinha de amêndoas. Não devem apresentar rachaduras, muito menos pintinhas pretas (sinal que foi usado a castanha de caju moída). 
  2. Salvo algumas exceções, a massa é sempre a mesma, a cor muda de acordo com o corante alimentício utilizado e que normalmente segue uma sintonia com o recheio.
  3. Ele é bem sequinho e crocante por fora e úmido por dentro, tem um sabor muito suave, servindo de condutor para o recheio, principal responsável pelo sabor do macaron.
  4. Recheio - ganaches, geléias, confitures, creme de manteiga, etc. é o coração do macaron, além de manter os dois biscoitos unificados, acentua a umidade interna. Devido ao calor do Brasil, o recheio mais próprio para ser usado em eventos é a ganache, pois não derrete com facilidade.
  5. Base - é o lacre inferior, a selagem que manterá o interior úmido. Significa que ele secou corretamente e foi assado em temperatura e tempo adequado. É praticamente a assinatura de um macaron bem feito.
  6. Armazenagem - macaron é um doce gelado! É na baixa temperatura que você mantém a umidade interna por mais tempo. Então, fique esperta: macaron ressecado está velho! ;)
E você leitor, já conhece macaron? Tem certeza?

www.rafaelapanisset.com

3 comentários:

  1. estou desesperada!!!! tento fazer ha varios meses e não consigo, olha só comprei um forninho eletrico somente para assar os macarons, pois bem eles não racham de jeito nenum mas não cozinham embaixo e por cima a cor logo cora, muda fica feio o que fazer?

    ResponderExcluir
  2. Cozinhe a 325F por 10 Mn Dps 285F por 5 Mn e pra finalizar 220F por mais5 mn

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...