29.1.08

Bom demais...






Antes de eu dar a receita da semana, achei legal dar uma orientação mais técnica com relação a uma "simples" geléia.

"As geléias são conservas de consistência gelatinosa, geralmente feitas de frutas frescas cozidas em açúcar. Para dar à geléia sua consistência inconfundível, são fundamentais 3 ingredientes: pectina, substância ácida e açúcar. Tanto a pectina como a substância ácida são encontradas nas próprias frutas, em maior ou menor dosagem. É uma forma muito antiga de preservação das frutas. Já era encontrada entre os gregos e romanos, com função diferente: medicamento para digestão. No século I a.C., o médico e filósofo Pedanios redigiu um tratado a respeito, mencionando, principalmente, as propriedades da geléia de marmelo. Somente depois do século XV é que a Europa retoma a feitura de geléias e, em 1725, o termo marmelet era comum em Londres. Em inglês, chama-se jam e marmalade, em francês, marmelade e confiture."
Fonte: Pequeno Dicionário de Gastronomia.




Geléia de frutas


  • 1 caixa de morango
  • 1 caixa de amora
  • 1 xícara de açúcar
  • Casquinha e 1 limão

Modo de fazer

  • Lave as frutas e coloque na panela juntamente com o açúcar e a casquinha de limão. Deixe ferver em fogo baixo até atingir um ponto semelhante ao de clara de ovo. Deixe esfriar e leve à geladeira.

Viram? Chega a ser ridícula, né?

E ainda sim tem pulo do gato? Claro!

  1. A cada caixa de fruta, acrescente 1/2 xícara de açúcar. Isso se você gostar de uma geléia mais azeda...se gostar de uma geléia mais doce, coloque mais açúcar por caixa.
  2. Essa geléia pode ser congelada por 3 meses. Mas se descongelá-la, não pode recongelar (isso vale para qualquer comida congelada)
  3. Essa geléia pode ser servida com: petit gateau, sorvete de creme, serve como recheio do muffin, enfim...use a sua imaginação! :)
  4. Não precisa acrescentar água, acredite!

Um beijo e tenham um excelente carnaval!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

  1. Só isso rafa??????????? Acho que na verdade vc torna fácil aquelas receitas enormes e cheias de nove horas! rsrsrsrs! Uma amiga passaria as horas de cozimento de uma geléia a retirar as espumas que ela forma, sério! :o
    Daí vem essa receitinha chique aqui! Aqui - na terra de ai meu Deus - tem época que tem MUITA amora. Adivinhe o que vou fazer com elas???

    Beijocas cheias de saudades.
    Danielle

    ResponderExcluir
  2. A propósito! Fiz a receita do muffin! Fez sucesso aqui em casa, e com a vizinha tb! Rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...